13.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Maria de Jesus Monge no conselho de Administração do Instituto Museus e Monumentos de Portugal

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anuncia os nomes que compõem os Conselhos que vão presidir às novas entidades de gestão dos museus e do património cultural, a Museus e Monumentos de Portugal E.P.E., que terá sede em Lisboa, e o Património Cultural, I.P., que terá sede no Porto.

Pedro Sobrado será o Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., com Cláudia Leite e Maria de Jesus Monge, atual Diretora do Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, em Vila Viçosa, como vogais.

O Conselho Diretivo do Património Cultural, I.P. será presidido por João Carlos dos Santos, e pelas vice-presidentes Catarina Coelho e Laura Castro.

Estas nomeações, refere o governo, correspondem a mais um passo para a implementação do novo modelo de gestão dos museus e dos monumentos e para um reposicionamento na área da salvaguarda e divulgação do património arquitetónico, arqueológico e imaterial.

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, assegura que “esta é uma reforma ousada que permitirá ultrapassar bloqueios que se arrastam e que, estou certo, corresponderá a uma nova ambição para a gestão dos museus e monumentos nacionais. Estas nomeações permitirão, desde já, promover a transição entre a Direção-Geral do Património Cultural e os novos organismos e envolver todos os atores neste processo que será de mudança profunda. O nosso património cultural tem de ter outra centralidade política”.

A Museus e Monumentos de Portugal, a entidade pública empresarial com sede em Lisboa, que vai suceder à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) a partir de 1 de janeiro do próximo ano.

Populares