A AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho vai promover uma reunião com municípios associados da AMPV e municípios que estejam interessados em aderir à AMPV, no dia 20 de setembro, às 15h00, na Câmara Municipal de Borba — Espaço Celeiro da Cultura.
Os municípios são também convidados a estender o convite para esta reunião às suas juntas de freguesia que tenham intenção em aderir, sem nenhum custo, à Rede das Freguesias Vinhateiras de Portugal.
Esta recém criada Rede de Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras de Portugal vai ser um dos assuntos centrais desta reunião regional da AMPV, que conta com os seguintes temas na ordem de trabalhos: Festival Nacional Gastronomia de Santarém, Cidade do Vinho 2025, Rainha das Vindimas de Portugal, Festival Nacional da Canção Rural, Candidaturas à organização do Concurso das Cidades de Vinhos 2024; e Proposta final da Rede das Aldeias Vinhateiras de Portugal.
A Rede constitui-se como uma secção gerida pela AMPV, responsável pela inventariação, gestão e dinamização de uma rede de territórios eminentemente rurais, em particular aqueles que estão ligados ao vinho e demais produtos tradicionais da alimentação.
Pretende-se que este projeto seja um efetivo instrumento de promoção do território rural e que incremente a partilha de conhecimento, as boas práticas e a projeção, em rede, do património das freguesias, a nível nacional e internacional.