Uma centena e meia de estudantes do ensino secundário e profissional, de todo o país, participaram nas Academias de verão de 2023, dinamizadas pelo Politécnico de Portalegre e a Fórum Estudante.
Na primeira semana de setembro, teve lugar mais uma edição da Digital Academy, com atividades que evidenciaram a componente tecnológica dos cursos ministrados nas escolas do Politécnico de Portalegre e a aplicação “do digital” em diferentes áreas, tais como agricultura, ciências veterinárias, saúde, educação, turismo, etc.
Cumprindo um programa com atividades maioritariamente práticas, o grupo visitou o Aeródromo de Ponte de Sor e teve momentos para ouvir falar em temas emergentes, como foi o caso da palestra sobre inteligência artificial, com o professor Valentim Realinho, coordenador da licenciatura em Engenharia Informática, da ESTG-IPPortalegre.
As Academias de verão contam com um programa variado, que inclui momentos de convívio e lazer, dando aos participantes a possibilidade de conhecerem o Politécnico de Portalegre, a sua oferta formativa, estruturas e projetos, mas também o distrito. Nestas edições houve passagens por Elvas, Ponte de Sor e Crato; visita a espaços museológicos; a prática de desportos náuticos na barragem de Montargil, ida à piscina da Quinta da Saúde e, em duas das Academias, houve uma aula de ioga em pleno centro de Portalegre, no Jardim do Tarro.
As primeiras Academias realizaram-se em julho. A Green Academy, relacionada com a sustentabilidade ambiental, entre os dias 10 e 14. Na semana de 24 a 28 de julho, aconteceu a Academia CIS Digital Camp, evento alusivo ao mundo digital e online, dedicado à cibersegurança e literacia digital, em parceria com a CIS (Centro Internet Segura).