14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo assina protocolos das Plataformas de Inovação

No âmbito da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo (EREI 2030), foram assinados os protocolos das Plataformas Regionais de Inovação, que fazem parte do modelo de governação proposto para operacionalizar a EREI 2030.

Este modelo assenta na constituição de três Plataformas Regionais de Inovação e que são a Plataforma para a promoção da Sustentabilidade e Coesão Territorial (PlaSuCT), Plataforma para o reforço das Cadeias Produtivas Regionais (PlaCaPRe) e Plataforma para a promoção das Qualificação dos Recursos Humanos Regionais (PlaQuaR).

Com a presença do Presidente da CCDRA.IP, Ceia da Silva, Carlos Zorrinho embaixador da EREI 2030 e do CRI, a Vice-Presidente da CCDRA.IP, Carmen Carvalheira, Tiago Teotónio Pereira, Vogal do PR2030 e da Vogal do Conselho de Administração da ANI Alexandra Vilela, foi feito nas instalações do PACT em Évora foi feito o ponto de situação do Modelo de Governação e a apresentação do draft do Sistema de Monitorização da EREI.

Foram quatro os protocolos assinados. Assim, entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P e o “PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, S.A. “foi assinado protocolo de “Coordenação operacional da estratégia regional de especialização inteligente do Alentejo (EREI2030)”, que tem como objetivo garantir a correta e adequada monitorização e avaliação dos impactos das plataformas regionais de inovação da EREI2030, e assim contribuir para uma melhor implementação da EREI no território.

Esta parceria deverá traduzir-se num modelo de governação promotor da variedade relacionada, da promoção de espaços de descoberta empreendedora e assentar numa verdadeira partilha de trabalho e de responsabilidades, que acrescentará valor ao modelo de governação da EREI2030, garantindo um aumento no controlo e de eficácia capazes de responder a possíveis futuros constrangimentos.

Entre a CCDRA. I.P a ADRAL, S.A e a Associação Estação Biológica de Mértola (EBM), foi assinado o protocolo para a Plataforma para a Promoção da Sustentabilidade e Coesão Territorial (PLASUCT), que tem como objetivo promover dinâmicas coletivas de descoberta e impulso à transformação e à mudança, visando a sustentabilidade e a coesão territorial na região do Alentejo.

Foi também assinado o Protocolo de Colaboração para Plataforma para o reforço das Cadeias Produtivas Regionais (PlaCaPRe), entre a CCDRA, I.P, Sines Tecnopolo e a Associação Cluster Portugal Mineral Resources, cujo objetivo é promover o reforço das cadeias produtivas regionais no Alentejo, com base em recursos e ativos locais, assim como impulsionar o efeito âncora em torno de projetos e investimentos estruturantes da região.
A plataforma visa fortalecer as cadeias de valor associadas aos seguintes recursos/ativos regionais: Porto de Sines, Aeródromo de Ponte Sor, Linha Ferroviária Sines/Caia, Aeroporto de Beja, Recursos Minerais, Montado de Sobro, Agroalimentar, Aeronáutica, Energia, Produtos/Serviços do Turismo

O quarto protocolo assinado foi o da Plataforma para a promoção da Qualificação dos Recursos Humanos Regionais (PlaQuaR), que teve como signatários a “CCDRA, I.P”, a Universidade de Évora e a Fundação Alentejo que tem como objetivo principal o mapeamento, a articulação e a promoção de iniciativas no domínio da qualificação dos recursos humanos na região do Alentejo.

A plataforma, de acordo com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI 2030), visa fomentar a qualificação profissional e o desenvolvimento de competências adequadas às necessidades do mercado de trabalho regional, contribuindo para a valorização dos recursos humanos e o desenvolvimento socioeconómico da região.

acordo entre as entidades participantes.

Refira-se que no âmbito da EREI 2030 e numa lógica de planeamento e de coordenação, previamente foi criado o Conselho Regional de Inovação do Alentejo, que assume a articulação geral de todos os espaços de interação entre atores e funciona como espaço de mobilização para o trabalho colaborativo no sentido da execução dos objetivos e metas da EREI2030.

Populares