O Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, esteve esta quarta-feira, 25 de março em Évora a convite do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Alentejo e da Reitora da Universidade de Évora, para uma visita às obras do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo.
A visita começou no Centro de Negócios do Alentejo (obra em curso, promotor NERE – Núcleo Empresarial), seguiu-se o Évora Tech Incubadora de Base Tecnológica (recentemente inaugurada, em inicio de atividade, promotor Câmara Municipal de Évora/Agencia de Desenvolvimento Regional) e Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo – PCTA (obra em curso, promotor Universidade de Évora).
Depois de várias intervenções foram entregues os Prémios UÉ StartUp.
A Rádio Campanário acompanhou a iniciativa e falou com o Ministro-adjunto, Miguel Poiares Maduro, que afirmou “estar com uma impressão muito positiva com o que está a ser feito no Alentejo com o Parque de Ciência e Tecnologia, no sentido de promover a transferência de conhecimento”.
Sobre o novo quadro comunitário, o governante afirma que “vamos continuar a apoiar incubadoras, parques tecnológicos”, acrescentando ainda que serão apoiados também “a criação de unidades de investigação e desenvolvimento nas empresas, nas universidades em relação com as empresas”, sendo que o governo vai ainda promover a “inserção de pessoas altamente qualificadas nas empresas”.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, diz que esta visita serviu para “apresentar trabalho que foi desenvolvido e em que teve aqui uma componente de parceria significativa”: