O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) revela no relatório de 2011 que o Alentejo foi a região do país onde as consultas realizadas nos Centros de Resposta Integrada (CRI) diminuíram.
No mesmo relatório é referido que cerca de 17 mil consumidores de álcool e drogas foram acompanhados pelas equipas de reinserção do IDT e realizadas 81.750 consultas, valor superior a 2010.
Ainda no que concerne ao relatório, em 2011 estavam a ser acompanhados 15.064 consumidores, dos quais 7.142 na região Norte, 3.354 no Centro, 3.028 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 717 no Alentejo e 823 no Algarve.
João Almeida, diretor do Centro de Respostas Integradas do distrito de Évora considera que “neste momento o problema número um em Portugal é o álcool”.
Numa grande entrevista onde é abordada a liberalização das drogas em Portugal, João Almeida diz que “a atual lei é muito sensata”.
{saudioplayer}http://www.radiocampanario.com/sons/idt%20joao%20almeida.MP3{/saudioplayer}
Além das consultas/intervenções em várias valências os Centros de Apoio à Toxicodependência prestam apoio no âmbito da Redução de Riscos e Minimização de Danos e Reinserção sócio-profissional dos toxicodependentes.