12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Rede Eunice Ageas encerra digressão de 2023 no Alentejo com “Ainda Marianas”

Ainda Marianas, criação de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu a partir das Novas Cartas Portuguesas, é o espetáculo que encerra a digressão de 2023 da Rede Eunice Ageas, projeto de circulação de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II que, desde 2019, conta com o apoio do Grupo Ageas Portugal.

Depois de Zoo Story, com direção de Marco Paiva, e Outra Língua, de Keli Freitas, Nádia Yracema, Raquel André e Tita Maravilha, que viajaram pelo país desde janeiro deste ano, é agora a vez de Ainda Marianas ser apresentado em quatro teatros municipais do Alentejo e do Algarve, ao longo do mês de outubro. Uma digressão que se inicia já na próxima sexta-feira, dia 6 de outubro, no Centro Cultural de Campo Maior, e que segue depois para Faro, Estremoz e Lagos.

Em abril de 1972, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa publicam Novas Cartas Portuguesas, abordando temáticas tão diversas como a paixão, a clausura feminina, a escrita, o sentimento de isolamento e abandono ou a guerra. Em 1973, as autoras seriam levadas a julgamento pelo Estado Novo, que retirou o livro do mercado. E 2022, 50 anos após a publicação do livro, Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu levaram à cena Novas Cartas Portuguesas e o julgamento que envolveu as autoras, num espetáculo que estreou na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II e que continua agora em digressão pelo país.

Ana Baptista, Isabel Costa e Teresa Coutinho estão em palco, para convocar uma reflexão em torno da memória coletiva de um país. Para além de sessões para grupos escolares e público em geral, a equipa do espetáculo vai ainda desenvolver um Laboratório Teatral, destinado a alunos do ensino secundário, a partir das temáticas abordadas pela peça.

Lançada em 2016, e amadrinhada pela atriz Eunice Muñoz, a Rede Eunice Ageas é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal, desenvolvida em parceria com teatros municipais, com o propósito de reforçar a oferta teatral de qualidade em locais onde, muitas vezes, esta é ocasional ou irregular. Ao longo de 7 anos, fizeram já parte da Rede Eunice Ageas 13 teatros municipais, que acolheram um total de 21 espetáculos diferentes, abrangendo milhares de espectadores em várias regiões do país.

Em 2023, com o encerramento do Teatro Nacional D. Maria II para obras de requalificação e o lançamento do projeto Odisseia Nacional, a Rede Eunice Ageas ganhou uma nova expressão, com a circulação de 3 espetáculos por diversos teatros municipais, alguns deles que nunca tinham integrado esta rede até então.

Populares