O Dia Internacional do Idoso celebra-se anualmente a 1 de outubro.
Este dia tem como objetivo salientar a importância do idoso na sociedade, bem como consciencializar para as oportunidade e desafios do envelhecimento no nosso tempo.
Durante as próximas três décadas, prevê-se que o número de pessoas idosas em todo o mundo mais que duplique, ultrapassando os 1,5 mil milhões de pessoas em 2050.
O tema deste ano é a «Cumprir as promessas da Declaração Universal dos Direitos do Homem para as Pessoas Idosas: Através de gerações». No ano em que é assinalado o 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, pretende-se assinalar este Dia olhando para um futuro que cumpra a promessa de garantir que todas as pessoas, incluindo todas as pessoas idosas, desfrutem plenamente dos seus direitos humanos e liberdades fundamentais.
Será destacada a particularidade das pessoas idosas em todo o mundo, no que diz respeito ao exercício dos seus direitos e no combate às violações, e como o reforço da solidariedade através da equidade e da reciprocidade entre gerações oferece soluções sustentáveis para cumprir a promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Este Dia foi proclamado na Resolução 45/106 adotada na Assembleia Geral da ONU de 14 de dezembro de 1990.
Um feliz dia para todos os Idosos!
Portal do Governo