18.1 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Montemor-o-Novo: Painel de azulejos “Recortes da Memória” em Santiago do Escoural

A Trimagisto vai inaugurar, no próximo dia 14 de outubro, pelas 15 horas, o painel de azulejos colaborativo “Recortes da Memória” nos Lavadouros de São Brissos, em Santiago do Escoural, concelho de Montemor-o-Novo.

Após a inauguração, às 17h, o evento segue com a ante-estreia da curta-metragem “Cine Escouralense”, na antiga Escola Primária.

As iniciativas, que estão inseridas no projeto “A Memória da (Re)construção da Identidade” com coordenação de Alexandra de Jesus, integram este dia sem tempo dedicado às lembranças, às memórias, às histórias de uma comunidade – a comunidade de Santiago do Escoural –, contrariando um tempo acelerado, fragmentado e desmemoriado.

O painel, que conta com 400 azulejos, é pautado no potencial da mobilização comunitária e desenvolvido pelas mãos e habilidades dos habitantes locais, com a tutoria da artista plástica Renata Bueno e da coordenadora do projeto, Alexandra de Jesus, a partir do uso de máscaras autocolantes previamente recortadas, as quais orientam os participantes no aprendizado da técnica de pintura em azulejo, numa viagem de impressões e emoções, partilha de histórias e memórias, construções de imaginário individual e coletivo, fortalecendo o laço entre população e território. 

Já a curta-metragem “Cine Escouralense” é sobre a vivência e a lembrança do antigo cinema da vila, espaço de exibição de filmes, de espetáculos de variedades, de bailes, de casamentos e de festas da escola, que encerrou nos anos 80 do século XX. Hoje, o seu nome continua cravado no betão, sem possibilidade de esquecimento. Em Santiago do Escoural viu-se cinema e viveu-se o cinema. Este filme pretende contar um pouco dessa história, a história de uma vila e de um tempo em que “o cinema era aquilo que havia na vila.

Populares