A Região Alentejo vai concorrer aos Prémios ODSLocal com 136 projetos em áreas distintas. A Plataforma ODSLocal é uma iniciativa que visa mobilizar os municípios e outras entidades relevantes para a concretização, ao nível local, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
Os 136 projetos apresentados, nas várias dimensões da sustentabilidade, concentram-se, por distritos, da seguinte forma: Portalegre, com 56 projetos aprovados, seguido de Beja, com 36 projetos e Évora, com 13 projetos aprovados.
Os municípios de Mértola, com 21 projetos, Coruche (20) e Ponte de Sor (14) são os que submeteram maior número de candidaturas.
A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira ao nível mundial, que tem como objetivo ajudar os municípios portugueses a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 111 municípios de todo o país e mapeados 988 projetos locais, desenvolvidos por vários tipos de entidades, e 1405 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias.
A Plataforma ODSlocal vai distinguir três projetos que tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030, sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicação.
Fonte: Plataforma Odslocal