A Andaluzia está a solicitar ao Governo português que ative a Convenção de Albufeira para garantir o acesso à água em Huelva, onde já estão em vigor restrições de 50% no uso de água para fins agrícolas e de 10% para a indústria.
O presidente do governo regional autónomo da Andaluzia, Juan Moreno Bonilla, encontra-se em negociações com as autoridades portuguesas para poder utilizar os recursos hídricos da barragem do Alqueva, que é a maior da Europa Ocidental e está localizada apenas a 30 quilómetros da fronteira com Espanha, conforme noticiado pelo jornal El Confidencial.
No mesmo dia, os ministros do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participaram em Lisboa na 17ª Reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca em Portugal.
Neste contexto, anunciaram a intenção do Governo de apresentar, em novembro, no Parlamento, uma proposta de alteração à Lei da Água que permita uma intervenção mais robusta na gestão dos consumos, especialmente em face da seca severa que afeta o litoral alentejano e o barlavento algarvio.
Duarte Cordeiro admitiu até a possibilidade de impor um racionamento de água por hora ou por cliente em situações de emergência. Além disso, o Governo pretende reforçar a fiscalização dos aquíferos e manter a monitorização das captações, visando prevenir o uso indevido de furos.
Fonte: jornaldenegocios