Uma operação da ASAE desmantelou uma rede organizada de roubo de azeitonas na segunda-feira (17 de Outubro) em Ferreira do Alentejo. A autoridade apreendeu doze toneladas de azeitona. Dois intermediários, que adquiriam as azeitonas por 40 cêntimos o quilo para as vender a um euro, foram constituídos arguidos.
Várias pessoas foram identificadas envolvidas no furto. O preço do azeite continua a subir devido à escassez de azeitona, e os grupos criminosos estão a aproveitar.
De acordo com informações obtidas pelo JN, os roubos de azeitona têm vindo a aumentar em todas as regiões do Alentejo, levando a ASAE de Évora a investigar este fenómeno, que causa indignação e prejuízos aos agricultores.
Os criminosos, tanto de dia como de noite, invadem propriedades de grandes dimensões, geralmente desprovidas de portões, para chegarem até às oliveiras. Vigiam os proprietários e os trabalhadores para aproveitarm os momentos em que estão ausentes para alertar os seus cúmplices. Em seguida, carregam as azeitonas em veículos ligeiros, transportando o tão cobiçado “ouro vegetal” até aos cumplices.
Suspeita-se que os indivíduos que recebiamo produto o vendam a azeitona pelo dobro do preço de compra, são ainda suspeitos de produzir azeite de forma ilegal. A investigação continua em curso.