A Base Aérea N.º 11, em Beja, comemora hoje 59 anos.
Através da Esquadra 101 – “Roncos”, da Esquadra 506 – “Rinocerontes”, Esquadra 552 – “Zangões”, e Esquadra 601 – “Lobos”, entre outros serviços da unidade, esta Base Aérea contribui diariamente para o cumprimento da missão da Força Aérea.
A Base Aérea N.º 11 (BA11) situa-se nas proximidades da cidade de Beja, foi criada em 1964 . Ocupa uma área de cerca de 800 hectares e foi construída com a finalidade de corresponder aos acordos bilaterais entre Portugal e a República Federal da Alemanha, no sentido de proporcionar facilidades de treino operacional à Força Aérea Alemã.
A constituição do Comando da Unidade e respetivos serviços teve lugar em 1967, mantendo-se no entanto a construção das infraestruturas que vieram a terminar em 1968.
A Unidade começou a ser utilizada pela Força Aérea Alemã a partir de 1970, ano em que os aviões F-104 iniciaram a atividade operacional na Base, constituindo um grupo de duas esquadras, que acabaram por ser retiradas para a Alemanha em 1973, devido a alterações no seu dispositivo militar.
A partir daí, a BA11 funcionou como aeródromo de apoio a aviões militares quer da Força Aérea Portuguesa quer da Força Aérea Alemã e, ainda, a aviões comerciais da Lufthansa e TAP, para voos de treino.
A assinatura do Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da base, em 16 de agosto de 1979, deu origem a um desenvolvimento significativo da atividade aérea.
Além das unidades aéreas sediadas em permanência , a base de Beja é utilizada por diversos tipos de meios aéreos, quer da Força Aérea, quer de outras forças aéreas estrangeiras para fins de treino e exercícios, beneficiando das excelentes características das infraestruturas aeronáuticas existentes.
Em maio de 2007, a BA11 foi agraciada com a Medalha de Honra do Município, atribuída pela Câmara Municipal de Beja, por se ter destacado por serviços distintos e altamente meritórios prestados ao Município e cujo nome está intrinsecamente ligado a Beja.
Fonte: Força Aérea Portuguesa