Luís Loures , Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, foi agraciado com título de Doutor Honoris Causa pela Universidad ECOTEC do Equador.
A distinção atribuída destaca a sua trajetória profissional e académica e relevantes contribuições à educação e à sustentabilidade.
Luis Loures é Professor Coordenador Principal e atualmente Presidente do Politécnico de Portalegre, Gestor e Investigador.
Nasceu a 10 de março de 1982 em Faro, cidade onde passados 18 anos iniciou a sua formação superior na Universidade do Algarve na área da Arquitetura Paisagista (2001-2006).
Em 2006, iniciou o doutoramento na UAlg, no âmbito do qual obtém uma Bolsa de Doutoramento Mista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2007-2011), na área da Arquitetura e Urbanismo que lhe permite realizar uma parte significativa do seu trabalho de investigação nos Estados Unidos e no Canadá, respetivamente, na Michigan State University e na Universidade de Toronto.
Em 2009, inicia funções como docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Portalegre, sendo em 2014 convidado para integrar a Direção da Escola, na qualidade de subdiretor, cargo que ocupou até 2017, período ao longo do qual regressa à Universidade do Algarve para realizar a licenciatura em Agronomia. Após a conclusão da licenciatura em Agronomia, inicia um Post-Doc na área do Desenvolvimento Sustentável aplicado à Produção Agrária na Universidade da Extremadura (2016-2017).
Em 2017 assume funções com Vice-Presidente do Politécnico de Portalegre, a convite do então Presidente Albano Silva.
A 08 de setembro de 2021 é eleito Presidente do Politécnico de Portalegre por unanimidade, cargo que ocupa até à presente data.
Honoris causa é o título mais importante concedido pela Universidade, aprovado em sessão do Conselho Universitário. Pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.