O Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação “Reguengos + Igual” do Município de Reguengos de Monsaraz e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz (CPCJRM) estão a realizar até ao final de outubro várias atividades no concelho no âmbito da promoção da igualdade e dos direitos das crianças e jovens.
Em nota enviada à nossa redação, a Autarquia de reguengos de Monsaraz refere que durante este mês da igualdade realizam-se atividades virtuais, com publicações nas redes sociais da autarquia e da CPCJRM sobre temáticas relacionadas com a igualdade de género e os direitos das crianças para promover a interação entre gerações e famílias. Os temas que estão a ser abordados são as “Estratégias de Cooperação Familiar”, “Nutrição, Alimentação Saudável e Receitas”, “Ciganos Além”, “Projeto ajuDAR”, “Tráfico de Seres Humanos” e um vídeo intitulado “Yo No Soy Trapacero”.
O calendário de atividades integra também ações presenciais em todos os ciclos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, dinamizadas pelos técnicos especializados dos estabelecimentos de ensino. As atividades visam sensibilizar a comunidade escolar para as temáticas da igualdade de género e da não discriminação e dos direitos das crianças e jovens, fornecendo-lhes ferramentas para consciencializar a comunidade para uma efetiva prática da cidadania, através da aprendizagem do respeito pela diversidade.
No dia 30 de outubro será assinalado o Dia Municipal para a Igualdade com um encontro na Casa do Barro, em São Pedro do Corval, para falar sobre género, direitos, violência, família e igualdade. Na sessão de abertura que vai decorrer às 10h vai estar Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Rosário Farmhouse, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, António Cartaxo, Presidente da Junta de Freguesia de Corval e José Ramalho, Diretor do Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social.
Durante o dia vão ser abordados temas como “Intervenção Territorializada de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica em Estruturas de Proximidade/Concelhia: Oportunidades e Desafios”, “A Guarda e os Direitos dos Cidadãos” , “Comunicar em Comunidade – O Isolamento Social”, entre outros.
Junto ao Campo 25 de Abril será inaugurado às 16h30 um mural com 45 metros de comprimento alusivo aos direitos das crianças e à igualdade de género, elaborado por Fábio Pires. Este designer gráfico natural de Amareleja pintou o seu primeiro mural nesta localidade em homenagem à atriz Eunice Muñoz. Durante a inauguração do mural vai atuar o Ensemble de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.