14.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aprovadas 10 vagas para Médicos internos a fixar em hospitais de zonas de baixa densidade, 3 para o Alentejo

Portugal vai contar em 2024 com o maior mapa de vagas de sempre para a formação médica especializada.

A notícia foi avançada pelo Governo que adianta números. No total, vão ser abertos 2242 lugares, mais 188 do que no ano passado, quando foram colocados a concurso 2054. O número de novos médicos em formação no SNS será o maior de sempre.

A especialidade de Medicina Geral e Familiar é a área com mais vagas, correspondendo ao compromisso político de alargar o número de cidadãos com equipa de família. Serão abertos 617 lugares, um acréscimo de 43 face a 2023 e o maior número de sempre nesta especialidade central para o sistema de saúde. Pediatria, Anestesiologia e Ginecologia/Obstetrícia terão também números recorde de vagas, respetivamente 110, 98 e 67.

Pela primeira vez, o mapa deste ano foi desenhado de forma a reforçar a capacidade de formação dos hospitais das zonas de baixa densidade populacional, que nem sempre têm condições formativas para abrir vagas nas especialidades em que têm carências.

O mapa agora aprovado, explica o Governo na sua página oficial, conta com um total de 10 vagas para internos que serão fixados nos hospitais de zonas de baixa densidade, mas que farão a sua formação em colaboração com outras unidades hospitalares. Nomeadamente, uma vaga de Anestesiologia para a Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Alentejo, uma vaga de Ortopedia e uma de Pediatria para a ULS do Norte Alentejano, uma de Anestesiologia e uma de Ginecologia/Obstetrícia para o Centro Hospitalar da Cova da Beira, uma de Ginecologia/Obstetrícia e uma de Radiologia para a ULS da Guarda, uma de Radiologia e uma de Ortopedia para a ULS de Castelo Branco é uma de Anestesiologia para a ULS do Nordeste.

Fonte: Governo

Populares