12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Tivemos 200 trabalhos a concurso; Levamos o nome de Redondo e de Hernâni Cidade mundo fora” diz Ver. Pedro Roma(c/som)

“Migrantes”, na modalidade de conto, foi o tema que o Município de Redondo, através da Biblioteca Municipal, propôs para o XXVIII Prémio Literário Hernâni Cidade.

O Prémio Literário Hernâni Cidade visa homenagear a memória do escritor e professor redondense que lhe dá o nome e estimular a criatividade literária entre jovens e adultos. A apresentação da edição deste ano decorreu no âmbito da programação do Palavras ao Vento – Encontro Literário no Coração do Alentejo – XXXV Feira do Livro.

Os premiados desta edição foram:

1º Prémio – Pedro Grilo – Reguengos de Monsaraz- Título do trabalho – As asas da minha liberdade; 2º. Prémio –  Maria Dangerfield – Inglaterra – Título do trabalho – Abraço de papel; 3º. – Prémio – Laura Santos – Lisboa – Título do trabalho – Os Pardais e a Menção Honrosa – Francisco Gonçalves – Brasil.

A entrega dos prémios decorreu esta tarde no centro Cultural de Redondo e a Rádio Campanário esteve presente e falou com o vereador do Município, Pedro roma, que começou por nos referir “a edição deste ano correu muito bem, tivemos mais de 200 trabalhos a concurso , alguns não foram aceites porque não cumpriam os requisitos mas no total foram avaliados cerca de 145 trabalhos.”

O Autarca referiu ainda , no que diz respeito ao tema escolhido para este ano “é um tema bastante atual e que também dizia muito ao patrono do prémio” acrescentando “este tema enche-nos de orgulho até porque Redondo é um concelho muito inclusivo , com várias comunidades emigrantes que se fixaram cá e que estão perfeitamente inseridas na comunidade.”

Pedro Roma realçou o facto de serem cada vez mais os concorrentes fora de Portugal referindo “os anos da Pandemia abriram este prémio ao mundo, foram anos em que houve uma avalanche de trabalhos a concurso.”

Os trabalhos apresentados têm “muita qualidade” disse Pedro Roma que sublinhou ainda o facto dos premiados “serem , um do Brasil e outra que apesar de ser Portuguesa, vive em Inglaterra.”

Este concurso , conclui, “permite-nos passar o nome de redondo e do professor Hernâni Cidade por esse mundo fora.”

Populares