Os Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa comemoraram este sábado, dia 27 de junho, os seus 78 anos de existência, tendo realizado diversas iniciativas.
Pelas 9h00 decorreu o hastear da bandeira seguida de missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e romagem ao cemitério homenageando os sócios e bombeiros falecidos.
Às 11h00 teve lugar um desfile de viaturas pelas principais ruas de Vila Viçosa e meia hora mais tarde receção às entidades oficiais para a sessão solene e pelas 13h00 realizou-se um almoço de confraternização.
A Rádio Campanário acompanhou as comemorações e falou com o comandante Carlos Vitorino que referiu os Bombeiros de Vila Viçosa “estão cada vez melhor, sempre a evoluir e o pessoal cada vez mais profissional” mas uma casa destas precisa de muito dinheiro para funcionar, “tem que haver uma organização muito boa a nível de direção e de comando”.
Carlos Vitorino disse ainda, “precisávamos de mais carros novos, temos muitos carros mas com muitos quilómetros”, exemplificando, “temos um carro que vai fazer dois anos e já tem 300 mil quilómetros”.
Inácio Esperança, tesoureiro da Direção dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa referiu que a existência dos bombeiros justifica-se “pelas populações que servem” e o balanço destes 78 anos “é positivo porque até hoje conseguimos responder com a prontidão necessária e com o equipamento necessário às ocorrências e às situações para que fomos solicitados e é isso que as populações esperam de nós”.
O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora disse ainda que “a casa está sã, não devemos dinheiro a absolutamente ninguém e a única questão que temos é o leasing de uma ambulância que estamos a pagar mensalmente, temos que ir renovando a frota de ambulâncias porque faz muita falta, temos os ordenados em dia e a casa está bastante saudável e pronta para responder às solicitações das populações”.