Com o objetivo de valorizar e preservar a Viola de Arame Portuguesa, realiza-se este fim de semana, em S. Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira, o IX Encontro de Violas de Arame, a decorrer em simultâneo com o VI Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, uma iniciativa organizada pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, em parceria com a Câmara Municipal de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras – Gare e Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras.
Trata-se de uma ação importante de resgate e dignificação da cultura regional, destinada a todos os músicos, etnógrafos e curiosos que manifestem interesse pela música tradicional.
O encontro contacom a presença da Viola Campaniça (Alentejo), Viola Braguesa (Minho), Viola Beiroa (Beira Baixa), Viola Amarantina (Amarante) e Viola Caipira (Brasil), dedilhadas por Pedro Mestre, Carlos Loução, José Bento, David Pereira, José Barros, Ricardo Fonseca, Fernando Deghi, Eduardo Costa e Hélio Monteiro. A espontaneidade como estas violas “dialogam” permite perceber a sua origem popular comum e as diferenças que lhe foram sendo introduzidas pelas comunidades que as utilizam. Dos bailes de roda às festas religiosas, passando pelos despiques, as violas de cordas de arame são o instrumento popular tradicional de eleição. A presença destes tocadores – todos excelentes intérpretes – é uma oportunidade não só para apreciar a sonoridade mas também a história das suas violas.
As Conversas à Mesa Redonda vão estar em destaque durante os 2 dias do evento, protagonizadas pelos
músicos/tocadores intervenientes, bem como por alguns convidados, nomeadamente Manuel Morais (Musicólogo/Professor Associado Jubilado da Universidade de Évora), Domingos Morais (Professor/Etnomusicólogo do IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa) e Carlos Balbino (Doutorado em Etnomusicologia).
Este sábado serão dinamizadas Oficinas de Viola, por cada um dos músicos convidados, onde se irá falar da história e importância de cada viola e técnicas de execução, permitindo a partilha de conhecimento e experiências. E Irá realizar-se igualmente uma Oficina de Canto, dinamizada por Ana Tomás.
Terá ainda lugar um concerto pelos Cantadores de Cante de Despique e Baldão, Grupo do CVVCCI Viola Campaniça e Violas Encantadas, pelas 21.00 horas, no Salão de Festas de São Martinho das Amoreiras.
O Encontro de Violas de Arame terminará no dia 05 (domingo) com uma Roda de Tocadores de Viola Campaniça e um concerto protagonizado por: Cantadores de Cante de Despique e Baldão, Viola Amarantina, Campaniça Trio e Ao Canto da Beira, pelas 17h30 horas, no Salão de Festas de São Martinho das Amoreiras.
Durante o evento estará patente na Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras, uma Exposição de Cordofones de mão Portugueses que integram o acervo de instrumentos tradicionais de Pedro Mestre e de outros construtores do panorama nacional.
Foto: RadioPax