A Santa Casa da Misericórdia de Alandroal inaugurou uma nova estrutura residencial para pessoas idosas.
A cerimónia decorreu este sábado, dia 25 de julho, ao final da tarde, tendo contado com a presença da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, Dulce Gonçalves, da diretora da Segurança Social de Évora, Sónia Ramos, da presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Mariana Chilra, para além de outras individualidades.
A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia de inauguração e acompanhou o momento de grande satisfação.
Em declarações a esta Estação Emissora, a provedora da instituição referiu que a obra da nova estrutura residencial “teve várias fases e finalmente com o novo apoio do Inalentejo, fizemos a remodelação que acabou em 2013 e só agora foi possível” a abertura do novo espaço.
Dulce Gonçalves referiu ainda que há situações que têm que mudar, “a Segurança Social paga sempre o mesmo por utente independentemente das suas capacidades económicas, e não devia ser assim, devia ajustar-se às necessidades dos utentes, o que faz com que, ou as instituições colmatam a diferença ou têm que ser os familiares”.
A diretora da Segurança Social de Évora, Sónia Ramos disse que foram necessários 12 anos “para chegar ao dia de hoje, é muito tempo para a abertura de um equipamento social, mas houve uma série de vicissitudes”, realçando que o lar tem capacidade para doze utentes, “mas conseguimos fazer acordo para seis utentes, que serão comparticipados pela Segurança Social”.
“As necessidades nunca estão totalmente cobertas, há sempre alguma coisa que falta fazer, mas cada equipamento que abre é uma grande etapa que se encerra num determinado concelho e penso que demos um grande passo nesse sentido”, ressalvou.
Nas declarações que proferiu à Rádio Campanário, a presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Mariana Chilra, salientou que “atendendo às dificuldades no âmbito social que existem no Alandroal, é um equipamento que permitirá dar resposta e daí a sua importância para este concelho”.