“Uso o coração em vez do punho”, este é o mote para uma campanha solidária que decorre em iniciativas Erasmus +.
Promovida pela Associação Libermente, de Évora, esta Associação, criada em 2012 para promover a saúde mental no Alentejo, tem já mais de 10 anos de experiência e de trabalho junto com a comunidade na área da intervenção social e comunitária e é baseada numa natureza sócio-cultural, tendo antecedentes e experiência de capacitação de jovens nas áreas da educação não formal e da intervenção sócio-educativa.
Sandra Abelha, Presidente da Associação , destaca a importância desta campanha sublinhando que muitas “julgamos os outros sem conhecer a sua história”.
A Associação trabalha essencialmente na área do voluntariado e em temas como o bem estar psicológico,onde ainda há um longo caminho a percorrer.
Estes projetos envolvem,para além da Associação, entidades como o Instituto Português do Desporto e Juventude.
“Uso o coração em vez do punho”, projeto agora desenvolvido pela Associação Eborense, é financiado pelo Programa Erasmus em 58 mil euros e tem como objetivo promover a ida de jovens alentejanos a outros países, dentro e fora da Europa, para conhecerem novas práticas de combate ao bullying e proteção da saúde mental.
As verbas em causa cobrem as despesas previstas para estas viagens, nomeadamente deslocações, alojamento, alimentação e vistos,.
Os intercâmbios têm a duração de uma semana e são realizados com países como a Polónia, França, Roménia, Turquia, entre outros.
Évora recebeu em outubro um grupo de cerca de 40 participantes. Para participarem neste projeto, os jovens interessados têm que enviar uma carta de motivação e candidatarem-se.
Foto: Associação Libermente