A Junta de Freguesia Matriz em colaboração com o Município de Borba retomou uma iniciativa de há muitos anos, “O Mercado na Praça”.
Trata-se de devolver ao centro histórico da cidade de Borba, o mercado tradicional de velharias e antiguidades, os produtos tradicionais e regionais, a arte e o artesanato.
À conversa com a Rádio Campanário, Crispim Lopes, Presidente da Junta de Freguesia Matriz, disse que esta iniciativa pretende voltar a dinamizar o comércio tradicional de Borba e levar mais pessoas à localidade. O Presidente da Junta de Freguesia Matriz também referiu que esta iniciativa “faz com as pessoas visitem Borba numa vertente diferente dos mercados tradicionais, com velharias”.
À margem deste certame, a Rádio Campanário falou também com José Leitão, o responsável pela Tuna da Escola Popular do Alandroal, grupo que foi convidado a tocar para animar o Mercado na Praça. O músico responsável pela Tuna referiu que pretende, com este grupo, organizar “um grupo de pessoas e amigos que possam viver a vida de outra maneira, viver a vida com uma perspetiva de passar bons momentos entre amigos como se fosse uma família”, fazendo também referência à componente profissional, onde disse ter em conta “a amostra da cultura musical e alentejana” e que esta é “uma cultura que também tem que se transmitir aos povos portugueses e estrangeiros”. Por fim, referiu que “este grupo está aberto a qualquer idade” e que o que interessa é “expandir a cultura musical”.
De referir ainda que o Mercado na Praça se realiza no primeiro domingo de cada mês, no centro histórico de Borba.