O Hospital do Espírito Santo de Évora EPE, em comunicado divulgado na sua página oficial, informa a população que o Serviço de Urgência Polivalente terá constrangimentos no seu funcionamento dias 12 e 13 de novembro.
Os constrangimentos ocorrem nas equipas de urgências das especialidades de:
MEDICINA INTERNA – apenas garantirá resposta às situações urgentes e emergentes a doentes encaminhados pelo CODU/INEM, no período compreendido entre as 20h00 de dia 12 de novembro até às 08h00 de dia 13 de novembro.
A partir das 08h00, de dia 13 de novembro, passará a garantir resposta às situações urgentes e emergentes, a doentes encaminhados pelo CODU/INEM, pela Linha de Saúde 24 ou por outros Médicos;
CIRURGIA GERAL – apenas garantirá resposta às situações urgentes e emergentes, a doentes encaminhados pelo CODU/INEM, pela Linha de Saúde 24 ou por outros Médicos, nos dias 12 e 13 de novembro. Apela-se a todos os Utentes que contactem a Linha de Saúde 24, antes de se dirigirem ao Serviço de Urgência, para que sejam devidamente encaminhados, em função da gravidade do seu quadro clínico.
Estes constrangimentos decorrem das declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário, para além das 150 horas/ano obrigatórias por lei, apresentadas pelos Médicos das várias especialidades, à semelhança do que tem acontecido nos outros Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).