O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) celebra a Semana da Ciência e da Tecnologia, com diversas atividades programadas a partir de segunda-feira, 20 de novembro.
A primeira atividade, intitulada “Investigação em Olival e Azeite na Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre, uma década de trabalho ao serviço da indústria”, irá acontecer na segunda-feira, no auditório da escola.
Este evento tem como objetivo apresentar os vários projetos de pesquisa realizados pelos alunos da ESAE, com destaque para os resultados mais relevantes para a indústria.
Em seguida, haverá uma mesa-redonda com diferentes perspetivas, incluindo a produção, a pesquisa e a promoção do setor, com a participação de José Maria Falcão da Associação de Olivicultores da Região de Elvas/Azeitonices, Gonçalo Tristão do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e António Cordeiro do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.
Na terça-feira, o foco será o debate de questões sócio-científicas, incluindo alimentos transgênicos e parques zoológicos.
No meio da semana, na quarta e quinta-feira, haverá um laboratório aberto e trabalho de campo com amostras de sangue de aves, bem como um workshop sobre a pesquisa de vetores de doenças, como carrapatos e doenças zoonóticas.
A semana será encerrada com duas outras atividades: a apresentação e divulgação do anuário acadêmico do IPP para 2023 e um webinar sobre como depositar conteúdo nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) usando a plataforma CiênciaVitae.
Essas atividades marcam o Dia Nacional da Cultura Científica, que é comemorado em 24 de novembro em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho.
Arquivo Global Imagens