Teve lugar no passado fim-de-semana, 19 e 20 de Setembro, o XIII Encontro de Colecionadores de Pacotes de Açúcar – Portsugar, no Pavilhão Desportivo de Borba, e que contou com cerca de 140 participantes.
Para além da tradicional troca de pacotes de açúcar entre os participantes, do programa fizeram também parte inúmeras atividades, tais como a doação de sangue e medula óssea, a iniciativa “Vamos Adoçar a Vida dos Outros”, e um jantar comemorativo do 12º aniversário do Clube Português de Colecionadores de Pacotes de Açúcar – CUPAC.
Adolfo Lobo, Presidente do CUPAC, em conversa com esta estação emissora, contou que o clube, fundado em 2002, tem, atualmente, cerca de 300 sócios e anualmente promove entre eles um encontro denominado Portsugar. Como curiosidade, só Adolfo Lobo tem, atualmente, 130 mil pacotes de açúcar na sua coleção.
Em entrevista à Rádio Campanário, António Anselmo, Presidente da Câmara Municipal de Borba, disse que “ (…) foi feita uma coleção especial (de pacotes de açúcar) para este evento, com a colaboração da Delta”.
Para além disso “ (…) o impacto económico é muito importante, as pensões e os hotéis estão cheios, não só de Borba, mas de toda a zona”, explicou o autarca.
Para o edil, o objetivo da realização deste tipo de encontros é, sobretudo a de promover a cidade de forma “sustentada”, uma vez que Borba tem várias valências turísticas, nomeadamente arquitetónicas, religiosas e gastronómicas.