O Cineteatro de Borba recebeu o espetáculo “Reforma Agrária 40 anos 3 Vozes”, na passada sexta-feira, 28 de Setembro.
Esta peça, assumidamente teatro documentário, contou com as interpretações da atriz Rosário Gonzaga e dos atores Álvaro Corte-Real e Victor Zambujo, sendo que, este último assumiu, em conjunto com Luís Varela, a encenação do espetáculo.
Os atores propõem-se partilhar as suas memórias de jovens artistas de teatro, durante os anos da Reforma Agrária. Chamam para essa evocação Álvaro Cunhal, Dinis Miranda, Manuel Vicente, Rogério Arraiolos e tantos outros.
Em Entrevista à Rádio Campanário, encenador Luís Varela, revelou que “ (…) os 40 anos representam duas coisas, a Reforma Agrária, mas também a vida profissional destes três atores, que começaram como alunos na Escola de Teatro de Évora, quando arrancou a reforma Agrária (…) o espetáculo assenta no encontro das memórias que eles têm do que foi a Reforma Agrária”.
De acordo com o encenador, “ (…) os jovens o que dizem é que se fartam de aprender e, se fartam de desmanchar alguns fantasmas sobre a questão da Reforma Agrária (…) tem esta dimensão, por um lado contar aos jovens o que foi, e por outro lado, confronta-los com as memórias dos avós deles, protagonistas e obreiros da Reforma”.