Chegou ao fim o projeto “É tempo de Ajudar”, que decorreu no mês de outubro, de forma a assinalar o mês do idoso. A iniciativa promovida pelo Coração Delta – Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro, em parceria com o grupo Intermaché e com 10 municipíos do Alentejo, angariou 1000 kits de higiene, avaliados em 30.139,36 euros, para distribuir pelos idosos dos respetivos concelhos, resultados que foram apresentados esta quinta-feira (5 de novembro), no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior.
O projeto “Tempo Para Dar”, que decorreu de 1 de outubro a 1 de Novembro, tem como objetivo colmatar a solidão e ir de encontro às necessidades sentidas pelos idosos. No decorrer das ações de voluntariado, foi identificada uma carência no âmbito de produtos de higiene pessoal adequados.
Esta campanha ocorreu em 10 estabelecimentos dos Intermarchés do Alentejo nos 10 municípios que colaboraram com esta iniciativa (Campo Maior, Elvas, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Portalegre, Ponte de Sôr, Nisa e Mação), como também nas Lojas Alentejo de Elvas e Campo Maior, do Grupo Nabeiro.
Nas referidas superfícies comerciais, estiveram presentes 301 voluntários, que fizeram a recolha de produtos indespensáveis para a higiene pessoal do idoso, sendo que as Câmaras Municipais de cada localidade sinalizaram, no mínimo, 20 idosos com dificuldades económicas para receber estas doações.
Em declarações à Rádio Campanário o Comendador, Rui Nabeiro, fundador do Grupo Delta manifesta que “é preciso que todos os dias nos lembremos de quem está carente”. Referindo que “todos os dias sou procurado, por pessoas que vem de todo o lado, que precisam de pelo menos da palavra esperança e com vontade e um pouco de trabalho pode-se fazer muito.”
Segundo, Claudia Gama, Coordenadora do projeto “Tempo para Dar”, da Associação Coração Delta, fala das necessidades dos idosos, dizendo que “nós sentimos sempre que devido aos fracos recursos económicos, o dinheiro está destinadao para produtos de primeira necessidade, como os bens alimentares e a medicação, o que faz com que as suas posses economicas não lhes permitam adquirir outros produtos que também necessitam”, acrescentando que “nesse sentido realizamos uma angariação de kits com produtos higénicos, um projeto pioneiro, que nesta primeira fase teve que selecionar apenas algumas localidades na região do Alentejo”, fazendo um “balanço muito positivo, tinhamos uma meta a atingir de 200 kits ultrapassamos, em larga escala, sendo que foram angariados 1000 kits.”
Paula Esperança, do Intermaché de Estremoz revela que “é uma mais valia que visa ajudar os idosos, e o Intermaché está sempre disponível para estas iniciativas do grupo Nabeiro.”
O município de Portalegre destacou-se por ter consigo angariar o maior número de kits, um total de 170 kits. A Presidente de Câmara, Adelaide Teixeira, salienta que “estou grata á população de Portalegre, que demonstra mais uma vez que quando há necessidade, responde sempre ao apelo, as pessoas tem uma responsabilidade social muito grande.”
A representante dos voluntários, Juca Gil, afirma que “as pessoas acharam esta campanha estranha, por estarem habituadas a que sejam pedidos bens alimentares, mas felicitaram-nos bastante pela iniciativa. Enquanto voluntárias da Associação do Coração Delta apercebemo-nos que a população mais envelhecida sofre de vários tipos de carência que não é só a financeira, alguns idosos são bastantes solitários, não têm sequer com quem falar.”