O livro “Arte Sacra no Concelho de Borba”, foi apresentado esta quinta-feira, dia 26 de novembro, pelas 18h00, na Igreja das Servas em Borba.
Trata-se de mais uma edição publicada no âmbito do projeto do Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora, iniciado pela Fundação Eugénio de Almeida em 2002.
O livro reúne algumas das peças mais emblemáticas dos acervos inventariados do concelho de Borba.
A Rádio Campanário esteve na cerimónia e falou com o presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo que declarou ser um livro onde estão reunidas as peças mais importantes, “um trabalho muito importante, e tudo o que seja promover o nosso património é investimento”.
O autarca refere que há peças que devido ao seu valor não podem estar expostas e daí a importância desta publicação.
António Anselmo anunciou ainda à Rádio Campanário que no princípio do próximo ano irá abrir o Museu de Arte Sacra, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, “Borba tem muito património sacro que deve ser mostrado e divulgado”.
O Cónego Dr. Eduardo Pereira da Silva, presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida, salienta que “foram inventariadas todas as paróquias da Diocese, que são 158 de quatro distritos, “um trabalho de grande extensão que exigiu uma equipa de técnicos que conseguiu trazer ao público coisas que estavam desconhecidas das pessoas, a partir de agora o inventário dá essa possibilidade, de, no local onde estão, poder admirar e valorizar as peças que tem”.