A Região Alentejo é a região do País que regista uma taxa mais baixa de episódios de violência vividos pelas pessoas.
De acordo com os resultados do Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado, agora divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística(INE), mais de 1,4 milhões de pessoas dos 18 aos 74 anos sofreram violência na infância (18,6%), até aos 15 anos: mais de 1,3 milhões de pessoas (17,6%) com pai e mãe sofreram algum tipo de abuso psicológico ou físico por parte dos seus progenitores, e mais de 176 mil (2,3%) foram vítimas de abusos sexuais na infância, por parte de qualquer pessoa.
Segundo os mesmos dados, uma em cada cinco pessoas já foi vítima de assédio persistente-20,7%, proporção mais elevada nas mulheres , na população mais jovem e na mais escolarizada .
Npo âmbito de todos os contextos, mais de dois quintos das pessoas (44,8%) já viveram pelo menos uma situação de violência.
Em todo o País, a região do Alentejo destaca-se com a proporção mais baixa (37,8%), assinalando as regiões autónomas da Madeira (48,1%) e dos Açores (46,9%) e a Área Metropolitana de Lisboa (46,8%) as proporções mais elevadas.