A Câmara Municipal de Mértola já tem aprovado o seu orçamento e as grandes opções do Plano para 2024.
No próximo ano a Autarquia vai contar com um orçamento de 26,9 milhões de euros, mais um milhão e meio de euros, face ao orçamento de 2023.
A Autarquia presidida por Mário Tomé garante que a aposta no próximo ano vai ser a continuação da “infraestruturação do concelho.”
O Orçamento e as grandes Opções do Plano foram pelo executivo municipal, com os votos favoráveis dos quatro eleitos do PS e o voto contra da CDU. Na sessão da Assembleia Municipal, foi aprovado com os votos favoráveis dos deputados do PS e os votos contra da bancada da CDU.
Dos projetos em curso, o Presidente do Município, em declarações ao Correio Alentejo destacou ” a Galeria da Biodiversidade, o Centro de Patrimónios e da Estação Biológica de Mértola e o investimento na melhoria da rede rodoviária assim comoo investimento em saneamento básico e respetivos arruamentos.”
para o ano de 2024 está ainda presvista, em termos de grandes obras, “a realização do projeto para a nova Zona de Expansão Industrial” uma resposta necessária para os empresários e para o desenvolvimento da atividade económica deste concelho assim como a ligação transfronteiriça na zona da aldeia de Pomarão, um desígnio há muito aguardado pela população.
No que diz respeito à cobrança de impostos, a Câmara Municipal deliberou diminuir para 3% a taxa a cobrar do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) e 0,3% para o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Relativamente à taxa de Derrama, foi deliberada a sua isenção.