O Serviço Nacional de Saúde (SNS) passou por uma reorganização este ano, substituindo as Administrações Regionais de Saúde por Unidades Locais de Saúde (ULS). Esta reestruturação tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas aos serviços de saúde e melhorar a circulação entre hospitais e centros de saúde.
No Alentejo, esta mudança resultou na criação de quatro ULS:
- ULS do Baixo Alentejo.
- ULS do Litoral Alentejo.
- ULS do Alentejo Central, que integra o Hospital do Espírito Santo de Évora com o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central.
- ULS do Alto Alentejo, anteriormente conhecida como ULS do Norte Alentejano, que agora incorpora o Laboratório de Saúde Pública do Alto Alentejo.
Esta reorganização visa não apenas simplificar a gestão dos serviços de saúde, mas também fortalecer a promoção da saúde. Além disso, as ULS serão financiadas com base no risco clínico das pessoas atendidas, promovendo uma abordagem mais personalizada e eficaz na prestação de cuidados de saúde.
No total, Portugal passa a contar com 39 ULS, representando um importante passo na melhoria do sistema de saúde do país.