Ao longo de quatro anos, o programa Emprego Interior Mais, uma iniciativa que visa incentivar a mobilidade da população para o interior do país, conseguiu aprovar cerca de 1700 candidaturas, encerrando oficialmente em 31 de dezembro. De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Coesão Territorial (MCT) à agência Lusa, desde o seu lançamento em 2020 até 17 de dezembro de 2023, o programa Emprego Interior Mais recebeu um total de 3629 candidaturas, das quais 1698 foram aprovadas, representando uma taxa de aprovação de 46,7%.
A aprovação destas candidaturas resultou na realocação de aproximadamente 3032 pessoas para regiões do interior do país, incluindo as famílias dos beneficiários. Os apoios concedidos ao abrigo deste programa totalizaram um montante de 6.086.905,74 euros.
Quando este programa foi lançado, o Governo estabeleceu a premissa de conceder um apoio financeiro direto de até 4827 euros àqueles que optassem por mudar-se das áreas costeiras para o interior de Portugal com o objetivo de trabalhar e contribuir para o desenvolvimento das regiões do interior do país.
Foto: tveuropa.pt