12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Projeto de produção de amoníaco verde em Sines em consulta pública

A Agência Portuguesa do Ambiente tem a decorrer, entre 8 e 26 de janeiro de 2024, a consulta pública do projeto “GREEN AMMONIA EXPRESS SINES, produção de amoníaco verde a partir de H2 verde”.

O proponente deste projeto é a Iberdrola Renewables Portugal. SA, tal como a Rádio campanário já tinha noticiado.

De forma a garantir o acesso à informação e a participação pública, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), informa que os elementos constantes da proposta de Definição de Âmbito se encontram disponíveis, para consulta, durante 15 dias úteis de 8 a 26 de janeiro de 2024, no portal Participa (http://participa.pt/), que pode, também, ser acedido em www.apambiente.pt.

No âmbito do procedimento de Consulta Pública serão consideradas e apreciadas todas as opiniões e
sugestões apresentadas por escrito, desde que relacionadas, especificamente, com o projeto em
avaliação.

Em causa está um investimento na área do Hidrogénio Verde, num investimento de 427 milhões de euros.

O projeto chama-se “Green Ammonia Express Sines” e este é um novo investimento em Sines, zona privilegiada para muitos investidores nesta área, e direcionado para a produção de amoníaco verde a partir de hidrogénio renovável.

Está inserido na estratégia desenvolvida pela Iberdrola que definiu duplicar o investimento feito em Portugal nos próximos anos apostando em novos parques eólicos e centrais solares.

A mesma empresa está neste momento a finalizar a construção do complexo hidroelétrico do Tâmega, sendo este outro dos grandes investimentos do Grupo determinado em que, através destes ivestimentos, haja mais energia renovável, mais hidrogénio verde e mais produção de produtos industrias da maior importância, com base num gás verde.

Populares