O Hospital Veterinário Muralha de Évora e a CONSULAI apoiam a inovação das explorações, premiando a sustentabilidade nacional.
As 15as Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora vão ser palco da 2ª Edição do Prémio Inovação na Pecuária Extensiva.
De acordo com a organização, esta distinção está alinhada com as prioridades nacionais e europeias de apoio à inovação no sector e tem como objetivo premiar as explorações pecuárias mais inovadoras em 4 domínios de atuação:
1. Sustentabilidade Ambiental – serão pontuadas as soluções biotecnológicas que respeitem os princípios do carbono zero, da economia sustentável, e da circularidade das matérias primas, ou seja, do aproveitamento de subprodutos da exploração, permitindo criar valor a partir de recursos biológicos e renováveis, preferencialmente endógenos;
2. Inovação Tecnológica – pretende-se premiar soluções tecnológicas inovadoras que promovam a otimização de processos com vista à melhoria da rentabilidade da exploração, à capacitação de infraestruturas, e à gestão eficiente de recursos.
3. Rentabilidade – serão pontuadas as explorações com melhores índices de fertilidade e rentabilidade global desde que cumpridos os pressupostos de sustentabilidade ambiental, económica e social da cadeia de valor agroalimentar.
4. Bem Estar Animal – Destacam-se as explorações que promovam o bem estar animal de forma cativa quer seja através de procedimentos inovadores de maneio, quer seja através da capacitação de infraestruturas adaptadas ao bem estar dos animais.
A exploração que obtiver melhor pontuação global receberá um prémio monetário, e poderá realizar uma apresentação do seu projeto no decorrer da próxima edição das Jornadas HVME.
As candidaturas deverão ser submetidas por via eletrónica, até ao dia 11 de fevereiro de 2024.
O vencedor será anunciado durante a sessão de encerramento do evento.