O concurso público da 1ª Fase do Circuito Hidráulico, 1ª subfase Bloco de Rega do Peral, que foi lançado no dia 18 de fevereiro de 2022 com a data limite para apresentação de propostas a 30 de maio de 2022, teve seu prazo de entrega de propostas estendido até 13 de outubro de 2022. Esta extensão ocorreu devido à falta de propostas, uma vez que o preço base estava abaixo do custo de mercado. A EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva) reviu os preços, aumentando em 35% o valor base da empreitada, que agora totaliza 17,5 milhões de euros.
À margem da cerimónia de assinatura da adenda ao contrato de financiamento do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos (EAHFM) no Crato, a Rádio Campanário falou com a Ministra da Agricultura para obter informações adicionais sobre este projeto em Reguengos de Monsaraz.
Segundo a Ministra da Agricultura, a primeira fase em Reguengos de Monsaraz está quase na fase de adjudicação e será concluída até o final de 2025.
(…) A segunda fase, devido ao seu nível de maturidade insuficiente, será adiada, mas deverá ser concluída até o final de 2028. Além disso, no Alentejo, existem dois projetos importantes para o município de Moura, que também é irrigado pelo Alqueva. A primeira fase, conhecida como Bloco de Moura, também será concluída neste calendário, e o Bloco da Póvoa e Amareleja será finalizado numa fase posterior.
Adiantou ainda que os prazos previstos podem ser encurtados, uma vez que os processos estão a ser finalizados para o lançamento das empreitadas necessárias.
Foto: CMRM