Numa altura em que, de acordo com os dados do Índice Meteorológico de Seca- PDSI, referentes a dezembro, revelam que se verificou um aumento da área e da intensidade da seca meteorológica na região Sul, destacando-se os distritos de Setúbal, Beja e Faro, na classe de seca moderada, os Municípios vão definindo estratégias para reforçarem a capacidade de armazenamento de água nos seus concelhos.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Sines , procedeu ao investimento de um valor superior a 450 mil euros, e iniciou a construção de um novo reservatório de água no Monte Chãos.
O parque de depósitos de Monte Chãos é atualmente constituído por dois depósitos, um com a capacidade de 10 000 m3 e outro, de recurso, com 1000 m3 de capacidade, para serviço de redundância ao principal.
A construção, agora iniciada, de um terceiro reservatório, com 5000 m3 de capacidade, tem por objetivo aumentar a capacidade de reserva e o reforço do abastecimento de água potável aos subsistemas de Sines e de Porto Covo.