12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Santa Eulália (Elvas): CERSUL comemorou 25º aniversário com homenagem ao seu fundador José Luís Tello Rasquilha (c/som e fotos)

A CERSUL- Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul comemorou esta terça-feira, o 25º aniversário, na sede do Agrupamento, em Santa Eulália, Elvas.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

Na cerimónia comemorativa deste quarto de século de atividade da CERSUL marcaram presença várias entidades oficiais, representantes de todas as fileiras dos cereais e milho, e associados do Agrupamento.

A fundação da CERSUL, em dezembro de 1990, ocorreu por vontade de um grupo de 30 agricultores liderados por José Luís Tello Rasquilha, a quem se deve a conceção e desenvolvimento da empresa e do seu modelo de negócio.

José Luís Tello Rasquilha, que recentemente cessou as funções como Presidente do Conselho de Administração da Cersul, foi homenageado nesta celebração.

Em declarações à Rádio Campanário, o Comendador diz que tudo o que fez foi antes de receber a comenda, “mas não o fiz sozinho, tudo o que fiz foi sempre em grupo e tive a sorte ou a inteligência de ter escolhido bem os colaboradores (…) se não fosse o grupo que reuni à minha volta, não tinha conseguido fazer nada (…) embora a ideia tivesse nascido comigo (…) as primeiras dificuldades nos primeiros anos, fui eu que as enfrentei e as ultrapassei, mas felizmente tinha ao meu lado gente muito boa e consegui levar por diante e fazer isto que aqui está”.

José Luís Tello Rasquilha declara, depois de questionado, que “na nossa região a agricultura teve bastante progresso em consequência da Barragem do Caia (…) o Alentejo sem água é um deserto, não é possível cultivar em condições de produtividade e económicas, se não se tiver o mínimo em custos de produção, de competitividade com os outros países e a água é fundamental”.

Para o atual Presidente do Conselho de Administração da Cersul, Luís Bulhão Martins, “é muito importante chegar aos 25 anos e poder fazer um balanço deste tipo, mas o mais importante é as coisas durarem e irem progredindo ano após ano e é isso que nós temos conseguido fazer na Cersul (…) muito trabalho mas sobretudo uma administração muito empenhada e uns associados muito unidos em torno da empresa e isso tem sido a chave do sucesso”.

Luís Bulhão Martins diz ainda que “a Cersul tem 25 anos de boas coincidências que deram origem ao momento que estamos a viver e à obra realizada até agora”.

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, que presidiu a cerimónia destacou “o exemplo e o modelo correto da Cersul para fazer o que quer que seja na área agrícola, que é juntar empresas e agricultores, provocar efeitos de escala e utilizar uma capacidade comercial diferente do que seria as pessoas trabalharem individualmente e este modelo de grande dimensão é um modelo que deve ser replicado até para a pequena agricultura”.

O governante diz que a Cersul “tem um mérito assinalável e reconhecido e tem um peso na região e no país extremamente significativo, é um excelente exemplo a replicar com as devidas adaptações conforme as circunstancias”.

O Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, em declarações a esta Estação Emissora, começou por felicitar a Cersul pelos seus 25 anos e também o Comendador José Luís Tello Rasquilha “por ter iniciado há 25 anos atrás, este grande empreendimento e está à vista que um agrupamento de produtores que junta neste momento mais de centena e meia de produtores, é importante, não só no nosso concelho, mas em toda a região norte e sul do Alentejo, é um exemplo a seguir, tomara eu que outros setores de atividade e também os empresários, se juntassem e criassem escala para chegar a um determinado tipo de mercados e de conseguir de alguma forma influencia-los na perspetiva positiva, embora saibamos que o setor é olhado com preocupação, também sabemos que tem um olhar atento por parte deste Governo, daí estarmos confiantes”.           

A Cersul foi o primeiro Agrupamento de Produtores de cereais reconhecido em Portugal, em 1993, reunindo hoje mais de 150 agricultores, muito ativos e diversos nas suas atividades, e fidelizados à empresa pelos muitos serviços que presta, desde a assistência técnica em campo, à comercialização da produção em circuitos que valorizam a qualidade e a diferenciação.

O volume de negócios da Cersul ronda os 18 milhões de euros/ano.

Populares