18.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Chef Júlio Vintém:“Já nasci com os dentes no Peixe do Rio; Alandroal e este Festival são a minha segunda casa” diz(c/som)

Alandroal vai voltar a ser a Capital do Peixe do Rio a partir de 23 de fevereiro, um dos certames de maior importância para a economia local e que, nesta edição volta a contar com a presença do reconhecido Chef de cozinha, Júlio Vintém.

Apaixonado pelo concelho de Alandroal e por Peixe do rio, anualmente traz-nos as melhores e mais diferentes formas de confecionar este produto endógeno da região.

A apresentação oficial do certame decorreu esta manhã, na Praia Azenhas D’El Rei, onde a Rádio Campanário marcou presença, e falou com o Chef Júlio Vintém sobre esta edição do Festival Gastronómico.

O Chef de cozinha, proprietário de um dos Restaurantes do Alentejo mais famosos, o Tomba Lobos, começou por nos referir “o nosso objetivo é transformar Alandroal na capital do Peixe do Rio, um objetivo já antigo e que consideramos ser possível de atingir, uma vez que temos as condições necessárias para isso” .

Para a edição de 2024, o Chef Júlio Vintém destaca a importância que vai ser dada à “secagem e conserva do Peixe do Rio” explicando que “ a sua preservação é muito importante e por isso vamos explorar mais esta temática com ênfase, sobretudo, à questão de este peixe poder ser consumido fresco mas também maturado.”

O Festival do Peixe do Rio é um dos certames mais importantes no território, e que atrai anualmente milhares de pessoas ao concelho de Alandroal para degustarem esta iguaria, que ao longo dos anos, tem sido apresentada de diferentes maneiras neste Festival.

De acordo com Júlio Vintém, “este ano regressamos à base de confeção e trabalho do peixe do Rio e queremos fazer dela o nosso estandarte”, daí o destaque para a sua maturação e em seguida a sua confeção tradicional.

Na sua intervenção,e à semelhança do que já tinha acontecido na apresentação da edição de 2023, o Chef Júlio Vintém continua a acreditar que ter em Alandroal uma Academia do Peixe do Rio será sem dúvida uma mais valia para todo o Alentejo.

A este propósito conta-nos “o meu bisavô e o meu avô eram pescadores de rio e por isso costumo dizer que nasci com os dentes no Peixe do Rio” acrescentando “ um dos meus sonhos de sempre é que o Peixe do Rio tenha um papel importante em termos de formação”

Na sua opinião “se tivermos uma academia onde pudermos ensinar as pessoas a confecionar o Peixe do Rio, é uma mais valia para todos.”

“ Alandroal já é a minha segunda casa e o Festival do Peixe do Rio faz parte de mim” concluindo com a referência de que “queremos muita gente a visitar o Alentejo por si só e em especial o concelho de Alandroal por ocasião do festival do Peixe do Rio.”

Populares