Decorre esta terça-feira, na Arena de Évora, a primeira Bolsa de Empregabilidade do Alentejo.
O evento conta com o apoio institucional do Turismo de Portugal e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, e destina-se a impulsionar as oportunidades laborais nos sectores da hotelaria, restauração, turismo e áreas correlacionadas. Participam mais de 50 empresas, todas elas com o intuito de recrutar profissionais para diversas áreas.
Na sessão de abertura desta Bolsa foram várias as entidades que marcaram presença e que se associaram ao evento, reforçando a importância de atrair este tipo de iniciativa para o território.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com José Manuel Santos, Presidente da Entidade regional de Turismo do Alentejo, co-organizadora desta iniciativa.
O Presidente da ERT, em declarações à RC, começou por referir “o crescimento do Turismo no Alentejo “a crescer e aqui ” destacando a participação de mais de 50 empresas nesta Feira, “empresas que se encontram a recrutar.”
Para o responsável da Turismo do Alentejo “esta feira era um desejo antigo considerando que a Entidade regional de Turismo “não pode passar à margem de questões que são estruturais , problemas que se colocam ao desenvolvimento do turismo, como é o caso da mão de obra.”
José Manuel Santos evidenciou ainda a importância de trazer este evento, pela primeira vez, para o Alentejo , congratulando-se com o facto de “ ver no local tanto jovem a procurar colocação profissional ou em estágio, assim como 500 desempregados à procura de emprego” afirmando tratar-se de “um ecossistema dinâmico.”
Esta Feira, acrescentou ainda o Presidente da ERT Alentejo, “prova a enorme dinâmica e dinamismo que o turismo tem no Alentejo” .
O Presidente da ERT Alentejo sublinhou por último, o trabalho que é necessário fazer “em rede” pois “só assim se conseguem atingir resultados” destacando a parceria imprescindível com o IEFP, o Turismo de Portugal, a Câmara de Évora, as Empresas, entre outras.
José Manuel Santos termina dando a garantida de que a ERT do Alentejo está a “avaliar a possibilidade de realizar estas bolsas noutras zonas do Alentejo e do Ribatejo” , sendo certo que outras iniciativas do género irão ocorrer na região.