Decorreu no último fim de semana, em Serpa, a Feira do Queijo do Alentejo, um dos maiores certames realizados na Região e onde a promoção e divulgação do Queijo, produzido na região, é o motor principal do certame.
No âmbito da iniciativa decorreu o já tradicional concurso “O melhor queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, com centenas de queijarias a concorrer ao título de “melhor”.
O concurso, aberto a todos os produtores de queijos presentes, nas categorias Queijo Serpa DOP, queijo de ovelha cura prolongada (> 60 dias de cura), queijo de ovelha cura normal (< 60 dias de cura), queijo fresco de cabra, queijo de cabra curado, queijo de cabra curado atabafado, queijo de vaca, requeijão e inovação, contou com uma grande afluência de participantes.
Conheça os vencedores:
Categoria Queijo Fresco de cabra – Queijaria d’Aldeia
Categoria Requeijão – Queijaria Guilherme
Categoria Queijo de Cabra Curado Atabafado – Queijaria d’Aldeia
Categoria Queijo de Cabra Curado – Queijaria Quinta da Carvalheira
Categoria Queijo de Ovelha Cura Normal( < 60 dias de Cura) – Queijaria Sapata
Categoria Queijo de Ovelha cura prolongada (> 60 dias de Cura) – Ojos de Guadiana
Categoria Queijo de vaca ou de mistura – Queijo do Campo
Categoria INOVAÇÃO – Vallelongo
Esta foi a 23ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, onde 160 expositores mostraram o melhor do Alentejo e de outras regiões.
Produtores de queijo, enchidos, mel, doçaria, artesanato, tasquinhas, stands institucionais de entidades regionais e criadores de ovinos encheram o Pavilhão de feiras e exposições, numa edição que se revelou, mais uma vez, um verdadeiro sucesso.