Na última sexta-feira, um Coletivo de Juízes do Tribunal de Beja proferiu sentença condenatória a um casal integrante de uma rede familiar de traficantes de estupefacientes. Luís Lampreia, de 41 anos, e Maria Borges, de 39 anos, foram ambos condenados a oito anos de prisão, além de uma multa solidária no valor de 649.174,71 euros, considerada como património incongruente resultante das atividades ilícitas, de acordo com sustentação do Ministério Público (MP).
O casal, que vivia maritalmente há vários anos e tinha um filho em comum de 5 anos de idade, foi parte de uma rede desmantelada em 5 de dezembro de 2022, em Aljustrel. A rede incluía, além do casal, pai, filho, nora e um primo em segundo grau, este último considerado líder do grupo com a esposa. No total, eram oito pessoas, com idades entre os 23 e os 48 anos.
O Coletivo de Juízes proferiu penas entre 2 anos e 3 meses e 8 anos de prisão para os seis arguidos condenados, com a suspensão de três dessas penas. Dois dos arguidos foram absolvidos.
As penas mais pesadas foram atribuídas ao casal, enquanto o primo de Luís, Ricardo Alves, de 27 anos, recebeu uma condenação de 6 anos de prisão e perda alargada de vantagem no valor de 29.238,22 euros. Teresa Albino, de 23 anos, companheira de Ricardo, foi condenada a 3 anos e seis meses de prisão. Luís Guerreiro, de 40 anos, foi sentenciado a 4 anos e 6 meses de prisão, e Luís Guiomar, de 35 anos, a 2 anos e 3 meses, com penas suspensas na execução.
A surpresa durante a leitura do acórdão foi a alteração da medida de coação para prisão preventiva para Maria Borges, que estava em liberdade, enquanto Teresa Albino, reclusa no Estabelecimento Prisional de Odemira, foi libertada devido à suspensão da pena aplicada. Luís Borges e Ricardo Alves permanecem em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja.
O desmantelamento da rede, ocorrido em dezembro de 2020, resultou em 12 mandados de busca, apreendendo substâncias ilícitas, materiais utilizados na atividade criminosa, e bens considerados como provenientes da venda de estupefacientes aos consumidores. Entre os itens apreendidos estão 250 doses de haxixe, 20 de cocaína, 22 pastilhas de ecstasy, dinheiro em numerário, joias, veículos e uma moto de água. As autoridades destacaram a eficácia da operação na interrupção das atividades criminosas da rede.
Fonte: Lidador de Notícias