17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Barragem de Alqueva quase cheia: faltam menos de dois metros para atingir a cota máxima

A chuva que tem caído desde o início do ano tem levado a que muitas barragens atinjam as suas cotas máximas levando, consequentemente à realização de descargas.

A Barragem de Alqueva, o maior lago artificial da Europa, está muito próximo de atingir a sua cota máxima.

De acordo com os dados disponibilizados pela EDIA- Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., responsável pela gestão da barragem, à data de 9 de março, sábado passado, a Barragem registava uma cota de 150,15 mts.

Nesta data, o volume de água armazenado era de 3654,54 (Volume (hm³).

Desde o dia 01 de março até ao dia 10, de acordo com os dados disponibilizados, a precipitação acumulado, expressa em mm, foi de 44,2.

A Barragem de Alqueva está assim cada vez mais perto de atingir a sua cota máxima, 152metros, feito atingido em janeiro de 2010.

Passaram 14 anos sem que a cota máxima voltasse a ser atingida, o que poderá voltar a acontecer dada o volume apresentado pela Barragem.

Recorde-se que Alqueva libertou recentemente 45 hm3 de água a partir da barragem de Pedrógão, numa simulação de caudal de cheia, garantindo o cumprimento do regime natural daquele curso de água, uma medida essencial para limpeza e manutenção dos ecossistemas ribeirinhos no leito do rio Guadiana até à foz.

A operação decorreu no passado mês de fevereiro e segundo a EDIA, este foi o segundo ano consecutivo que Alqueva procede à libertação de água, no âmbito do regime de caudais ecológicos definidos para as albufeiras de Alqueva e Pedrógão, constante do contrato de concessão celebrado entre o Estado Português e a EDIA, onde está prevista a simulação de um caudal de cheia, a jusante da barragem de Pedrógão, caso as afluências naturais, em ano não seco, não atinjam valores iguais ou superiores a 300m3/s desde o início de novembro na secção do Pulo do Lobo.

Populares