O Polígono de Tiro do Regimento de Artilharia 5, em Vendas Novas, foi palco de um exercício da Artilharia da Brigada de Reação Rápida, numa ação que teve como objetivo principal testar a prontidão de ação.
Foi neste local Alentejano que o Grupo de Artilharia de Campanha 10.5 Rebocado da Brigada de Reação Rápida, sediado no Regimento de Artilharia 4 (Leiria), conduziu o Exercício “TROVÃO 24”, no qual efetuou o treino tático e técnico das suas principais componentes, em especial o treino de fogos reais da 1.ª Bateria de Bocas de Fogo com o Obus M119 LG 105mm.
A sessão de treino contou com a realização de uma palestra, ministrada por uma delegação de Controlo Aéreo Tático da Força Aérea, contribuindo para o incremento da interoperabilidade na execução de fogos conjuntos.
O Regimento de Artilharia Nº 5 (RA5) encontra-se sedeado na antiga Escola Prática de Artilharia, em Vendas Novas desde 2014 e pelas suas condições em termos de infraestruturas é muitas vezes o local escolhido para a realização destas operações que pretendem acima de tudo permitir aos militares a possibilidade de se exercitarem , garantindo assim uma resposta mais eficaz em caso de necessidade.
Fotos: @Exército Português