A Câmara Municipal de Vila Viçosa Dr. Inácio Esperança falou aos microfones da Rádio Campanário sobre a implementação da Estratégia Local de Habitação, um projeto que visa melhorar as condições da vida dos munícipes.
Com um orçamento inicialmente previsto em 900 mil euros, este plano viu o seu investimento aumentado para cerca de 2 milhões de euros, refletindo o compromisso da autarquia em responder às necessidades habitacionais do concelho.
O primeiro grande arranque deste plano, já está aprovado, e envolve um investimento de 1,1 milhões de euros para revitalização das ‘portas verdes’. A requalificação deste bairro visa requalificar as habitações das pessoas e dar-lhes mais conforto e qualidade habitacional.
A remodelação do antigo matadouro é outra peça central da estratégia. Este projeto procura reabilitar um espaço há já alguns anos está desativado, convertendo-o em habitações modernas que respeitam a memória histórica mas, ao mesmo tempo responde às necessidades na habitação.
Por fim, a estratégia inclui a reabilitação de duas habitações existentes, transformando-as em apartamentos destinados a proporcionar uma vida digna a pessoas que atualmente enfrentam condições habitacionais indignas, estas pessoas já estão identificadas pela Câmara Municipal de Vila Viçosa.
Em declarações à Rádio Campanário, o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa expressou o seu compromisso para com estas intervenções, sublinhando a importância de criar condições habitacionais que respeitem a dignidade de todos os munícipes.
A Estratégia Local de Habitação de Vila Viçosa é um compromisso no desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.