18.1 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo aprova investimento superior a 119 Milhões de euros para projetos hidráulicos no Alqueva.

O governo deu luz verde para a realização de um investimento total superior a 119 milhões de euros pela empresa responsável pelo Alqueva, abrangendo três iniciativas distintas. A maior parcela do financiamento será alocada ao desenvolvimento do Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz, estando igualmente previsto um investimento no Circuito Hidráulico da Vidigueira.

Conforme anunciado pelo Ministério da Agricultura, foi concedida autorização para um aporte financeiro que excede os 88 milhões de euros para o projeto de Reguengos de Monsaraz e seus blocos associados. Este empreendimento faz parte do Programa Nacional de Regadios e visa beneficiar uma extensão territorial de aproximadamente 10.273 hectares distribuídos pelos municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Évora e Viana do Alentejo.

A oficialização do investimento pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) foi confirmada através de uma portaria publicada no Diário da República.

Além disso, a mesma publicação consta a aprovação de mais dois projetos pela EDIA, associados ao Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA). Uma das autorizações refere-se ao incremento da capacidade da Estação Elevatória dos Álamos, com um orçamento de aproximadamente 16,4 milhões de euros, e a outra concerne à segunda fase do projeto do Circuito Hidráulico da Vidigueira, avaliado em cerca de 13,8 milhões de euros.

Somando o investimento destinado ao Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e aos outros dois projetos, o compromisso financeiro do Governo com as iniciativas do Alqueva ascende a mais de 119 milhões de euros.

Populares