Hoje, 20 de março, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo levou a cabo, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Moura, o exercício denominado PMEX 24, no formato CPX (Command Post Exercise). Este exercício teve como finalidade principal avaliar a capacidade de resposta da Comissão Municipal de Proteção Civil de Moura perante um eventual sismo, revelando a importância do trabalho colaborativo e da preparação para enfrentar emergências.
O exercício visou, especificamente, testar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Moura, assim como a eficácia do serviço automático de alertas. Um dos focos foi também verificar os tempos de resposta das várias entidades envolvidas na Comissão Municipal de Proteção Civil, procurando aproximar o cenário do exercício à realidade o máximo possível. Isto incluiu a simulação de um sismo de magnitude 6 na escala de Richter, considerado um cenário de extrema gravidade.
Através deste exercício, pretendia-se não apenas testar os procedimentos e planos existentes, mas também reforçar a coordenação entre as diversas entidades e melhorar a capacidade de resposta a situações de catástrofe. O objetivo é assegurar que, em caso de emergência real, todos os envolvidos possam atuar de forma eficaz e coordenada, maximizando a segurança e o bem-estar das populações.
Este tipo de iniciativa sublinha a importância de uma preparação contínua e de uma colaboração estreita entre todos os membros da proteção civil, com vista a uma resposta rápida e eficiente em momentos críticos, reiterando o compromisso com a proteção das comunidades.