17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Subida de temperatura deverá aumentar concentração de pólen no ar!Alentejo com nível elevado

Com a subida da temperatura que está prevista durante o fim-de-semana, é expectável que ocorra uma subida na concentração de pólen atmosférico em Portugal Continental.

A informação é avançada pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), no boletim divulgado na sua página oficial.

Apesar do aumento previsto para o fim de semana, prevê-se que ao longo da semana, em algumas zonas do país, onde está prevista a ocorrência de chuva e aguaceiros, possa diminuir a carga polínica no ar, devido ao efeito de “lavagem da atmosfera” provocado pela precipitação.

Neste momento, nas regiões do continente, os grãos de pólen presentes na atmosfera são maioritariamente provenientes das árvores cipreste, plátano, pinheiro, carvalhos, azinheira e sobreiro. Também se destacam na atmosfera os grãos de pólen provenientes das ervas gramíneas, urtiga, azeda e urticáceas (inclui parietária).

Na Região Alentejo, a concentração de pólen na atmosfera encontra-se num nível elevado, com predomínio dos grãos provenientes das árvores cipresteplátanopinheirosobreiro e azinheira. Também se encontram no ar grãos de pólen das ervas gramíneas, azeda, urtiga e urticáceas (inclui parietária).

Populares