O Clube das Avós de Vila Viçosa quer manter viva a arte do crochet e para isso lançou mãos à obra e é responsável pela decoração de alguns espaços de Vila Viçosa.O último, ontem inaugurado por ocasião da celebração do Dia Mundial da Poesia, fica junto ao Busto de Florbela Espanca.
Lisete Martinho é a porta voz deste Clube que, reúne atualmente cerca de 20 pessoas , todas dispostas a darem o seu contributo para embelezar ainda mais a Princesa do Alentejo. Em declarações à Rádio Campanário conta-nos como tudo começou “iniciei esta ideia no Natal de 2022 com ornamentação das árvores que circundam o Presépio, na Praça da República , passando depois para o espaço junto à escola do Castelo, local onde funciona a sede do clube e agora aqui junto a Florbela Espanca, um espaço que achei que era indicado para o nosso projeto.”
Para esta nova decoração foram escolhidas as cores violeta e roxo , as preferidas da grande poetisa calipolense. A responsável pelo clube refere que o objetivo da iniciativa passou por homenagear Florbela Espanca “aliando a simplicidade à cultura, à poesia e à arte do Crochet para se saber que ela ainda está viva e há que a pratique.”
O Clube das Avós , criado há cerca de sete anos, começou por funcionar inicialmente na sede da Associação de Reformados de Vila Viçosa. Com a Pandemia, o grupo acabou por se afastar e quando os trabalhos foram retomados, o espaço tornou-se pequeno o que levou a que o Clube tivesse estado algum tempo sem qualquer dinâmica.
O Clube voltou à sua atividade graças à Fundação Unitate que disponibilizou um espaço, na cantina da Escola do Castelo, onde o Clube funciona hoje. Os encontros destas avós acontece aos sábados, um momento sempre aguardado por todas as avós que dele fazem parte: “temos passado muitos bons momentos juntas , este convívio é tudo para nós” concluiu a responsável.