Arrancou esta sexta-feira em Portel, a quinzena Gastronómica- Congresso das Açordas. O evento, que assume na edição deste ano um novo formato, começou com a realização de uma sessão de debate promovida pelo Município de Portel, “Portugal 2030 – Novos Desafios para o Sector do Turismo e Agroalimentar”.
A Ermida de São Pedro – Centro de Interpretação da natureza e do Montado, foi o local escolhido para dar início ao debate, à reflexão e aos desafios que se colocam no futuro próximo sobre a nossa gastronomia e sobre o seu papel num sector tão determinante para a região e para o país.
Marcaram presença na sessão, José Manuel Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Portel, o presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, o presidente da Entidade regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, assim como Telmo Pena, da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e Ana Brejo, do Núcleo Empresarial da Região de Évora. A moderação do debate coube a Marta Ferro, da empresa Fercarnes.
O momento ficou ainda marcado pela degustação de uma Açorda de Tomate, acompanhada de vários produtos regionais.
A Quinzena Gastronómica- Congresso das Açordas decorre até ao próximo dia 7 de abril . Este sábado, tem lugar um Mercadinho de Produtos da Terra, no mercado municipal, seguido de um workshop, uma prova de azeites e animação musical.
Fotos: Município de Portel