18.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Exercício NecPro 2024: Proteção Civil e Medicina Legal simulam morgue provisória em Évora

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Évora recebeu, esta sexta-feira, nas suas instalações, ao longo de todo o dia, um exercício de preparação e dinamização de um Necrotério Provisório (morgue), para testar a capacidade de resposta perante uma catástrofe de grande escala.

Inserido nos trabalhos de implementação da Orientação Técnica para “𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝐹𝑢𝑛𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑁𝑒𝑐𝑟𝑜𝑡𝑒́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑣𝑖𝑠𝑜́𝑟𝑖𝑜𝑠”, o Comando Sub-regional de Proteção Civil do Alentejo Central realizou um exercício multivítimas mortais com a montagem e funcionamento de um NecPro, no 𝗔𝗲𝗿𝗼́𝗱𝗿𝗼𝗺𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗘́𝘃𝗼𝗿𝗮.

Este exercício permitiu capacitar os serviços municipais de proteção civil para a preparação e montagem de um espaço desta natureza e contribuiu para o treino das equipas forenses no funcionamento do mesmo.

O exercício foi organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em conjunto com o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), e teve dois momentos distintos: da parte da manhã, a instalação e montagem de um Necrotério Provisório, com a participação dos serviços municipais de proteção civil da Sub-região do Alentejo Central, tendo o apoio do INMLCF, da Polícia Judiciária (PJ) e da ANEPC; na parte da tarde, a simulação do funcionamento daquele espaço, com a participação das equipas forenses do INMLCF e da PJ.

O exercício teve por base um cenário simulado: o colapso de uma grande infraestrutura em Évora, com mais de meia centena de vítimas mortais e inúmeros feridos. Nesta simulação e perante a incapacidade de resposta da morgue do Hospital do Espírito Santo face ao número de corpos, o Serviço Municipal de Proteção Civil, no âmbito das suas competências, é acionado para instalar neste hangar, propriedade da edilidade, o Necrotério Provisório.

Este exercício permitiu capacitar os serviços municipais de proteção civil para a preparação e montagem de um espaço desta natureza e contribuiu para o treino das equipas forenses no funcionamento do mesmo.

Fonte/Fotos: ANEPC/Município de Évora

Populares